SERÁ QUE QUERES MESMO UMA CERTIFICAÇÃO?

Sentes-te numa encruzilhada e apesar de saberes que precisas de tomar medidas para aumentar a dimensão da sustentabilidade ambiental do teu alojamento, não sabes muito bem o que fazer, nem se o melhor passo será uma Certificação…

E será que a Certificação é o único passo? E que Certificação? E quanto é que isto me vai custar?

Compreendo perfeitamente as tuas angústias e acredita, que não és o único a passar por isso.

OS LOGOS, SÊLOS E MARCAS

Hoje, existem no mercado largas dezenas de logos, sêlos e marcas que vendem a sustentabilidade a alojamentos ou operadores, com preocupações de carácter ambiental e eventualmente social e económico também. Estas dezenas são na realidade cerca de 200, e todos eles com a pretensão de ajudar o viajante a escolher as opções mais sustentáveis.

Apesar de eles existirem e terem, acredito, que na sua maioria um objectivo nobre, não é de todo claro que critérios seguem, tornando-se naturalmente difícil para o consumidor comum perceber em qual ou quais pode realmente confiar.

VIVEMOS UMA EMERGÊNCIA E CADA VEZ SOMOS MAIS EXIGENTES

Na verdade, a cada vez mais frequente exigência dos consumidores por produtos e serviços mais sustentáveis não só tem seguido uma tendência crescente como nos últimos anos teve um boom.

Um dos resultados menos positivos deste crescimento foi o “greenwashing”, ou seja, cada vez existem mais empresas a alegar a sustentabilidade dos seus produtos ou serviços, sem que isso se verifique na realidade ou sem que existam evidências objectivas disso mesmo.

O objectivo é criar a percepção de que os produtos ou serviços são ecológicos ou sustentáveis, para obter mais vendas, sem que isso traduza a realidade desses mesmos produtos ou serviços e se manifeste em ganhos efectivos na redução do impacte destas actividades.

A RESPOSTA DA THE GREAT VILLAGE

Foi também da interiorização destes factos que surgiu a ideia da The Great Village e da Proposta de valor.

Não temos uma certificação para ti. Temos sim uma metodologia inovadora que te vai ajudar a diferenciares-te, que garante o envolvimento dos teus colaboradores e hóspedes, e te dá resultados mensuráveis, que irão traduzir eficiências.

A gestão operacional desta solução não exige um gestor dedicado pois a gestão será feita por todos os intervenientes, incluindo os teus hóspedes.

CONCLUSÃO

A certificação não é seguramente o único caminho e o futuro será de quem conseguir apresentar resultados, que no “fim do dia”, traduzam ganhos de eficiência e a satisfação dos clientes, e que sejam visíveis por todos.

E porque nesse lugar, que ainda está longe de ser comum, vais sentir que estás a contribuir para algo maior e para deixarmos um mundo melhor que aquele que encontrámos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

four × two =